Os benefícios dos feijões para a saúde

  1. Fonte de proteínas

  1. Alimento rico em nutrientes

Os feijões contêm vários nutrientes vitais, incluindo o folato. O folato pode ajudar a prevenir defeitos no tubo neural num feto, durante a gravidez.

Os feijões secos contêm praticamente o dobro do folato que os feijões enlatados, por isso é melhor cozinhá-los na forma seca.

Não obter folato suficiente pode causar vários sintomas, incluindo:

– Fraqueza

– Fadiga

– Palpitações cardíacas

– Perda de apetite

– Irritabilidade

Outros nutrientes importantes encontrados no feijão são:

– Zinco

– Ferro

– Magnésio

– Fibra

  1. Antioxidante

Os feijões são ricos num tipo de antioxidante chamado polifenóis. Os antioxidantes combatem os efeitos dos radicais livres no nosso organismo, que nos afetam o envelhecimento físico e a inflamação.

  1. Melhora a saúde cardíaca

As pessoas que consomem feijão podem ser menos propensas a morrer de um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou outro problema de saúde cardiovascular.

Outras pesquisas sugerem que os feijões podem baixar o colesterol. O colesterol alto é um fator de risco para doenças cardíacas e ataques cardíacos.

  1. Risco reduzido de cancro

Alguns estudos mostraram que o feijão atua como antioxidantes e anti-inflamatório. Esses efeitos podem reduzir o risco de cancro.

Os feijões podem ter propriedades antioxidantes que combatam o cancro intestinal, sendo que os feijões pretos demonstraram ter a maior atividade antioxidante.

  1. Diabetes e metabolismo da glicose

Os feijões podem ajudar a estabilizar os níveis de glicose no sangue ou até mesmo prevenir a diabetes. Os feijões são ricos em fibras, o que pode ajudar a reduzir a glicémia.

 

  1. Controlo do apetite

 

  1. Melhora a saúde intestinal

Uma variedade de feijões, especialmente os feijões pretos, melhoram a função da barreira intestinal e aumentam o número de bactérias saudáveis. Isso pode ajudar a prevenir doenças associadas ao intestino.

RISCOS

Não é seguro comer feijões crus porque contêm proteínas chamadas lectinas. Estas proteínas podem causar uma intoxicação alimentar grave, porque interferem na digestão e podem levar à formação de cianetos.

Cozinhar o feijão pelo menos 10 minutos destrói as lectinas, para que possam ser comidas com segurança.

Os efeitos colaterais mais comuns de comer feijão são o desconforto intestinal e gástrico. Estes não são perigosos, mas podem ser desagradáveis ​​e até dolorosos para algumas pessoas.

As pessoas com síndrome do intestino irritável, frequentemente seguem uma dieta baixa em hidratos de carbono fermentáveis que sejam oligosacarídeos, que restringe certos alimentos como o feijão, para reduzir os sintomas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: