Mito ou verdade

AFIRMAÇÃO: Os meninos com Perturbação do Espectro do Autismo apresentam, invariavelmente, um atraso no neurodesenvolvimento da linguagem.

MITO: Problemas no neurodesenvolvimento da linguagem (não estamos a falar da intencionalidade comunicativa ou do interesse relacional) deixaram de ser critério de diagnóstico das Perturbações do Espectro do Autismo. Assim, se forem detectados quaisquer problemas na área da linguagem (léxico pobre; morfo-sintaxe inadequada, dificuldades semânticas; …), deverá ser formulado o diagnóstico, em co-morbilidade, de Perturbação da Linguagem.

 

AFIRMAÇÃO: Em média, os meninos com a síndrome do X frágil falam pior do que os meninos com trissomia 21 da mesma idade.

MITO: É muito variável: alguns falam melhor; outros, falam pior, razão por que não poderá ser feito um juízo deste tipo.

 

AFIRMAÇÃO: Há meninos com a síndrome de Williams que poderão apresentar uma cognição dentro da normalidade.

VERDADE: Têm sido referidos sujeitos com a síndrome de Williams com neurodesenvolvimento cognitivo acima do segundo desvio-padrão negativo, determinado por meio de testes devidamente padronizados.

 

AFIRMAÇÃO: Embora raramente, algumas pessoas com trissomia 21 poderão obter um diploma universitário

VERDADE: Embora raramente, estão descritos casos de licenciaturas e de mestrados universitários obtidos por sujeitos com trissomia 21.

 

AFIRMAÇÃO: As pessoas com trissomia 21 têm uma maior tendência para a obesidade

VERDADE: Por razões ainda não completamente esclarecidas, os sujeitos com trissomia 21 apresentam uma maior tendência para a obesidade do que a população geral. Para um metabolismo saudável, necessitarão, tão-somente, de cerca de 70% das necessidades calóricas da população geral.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: